sábado, 8 de setembro de 2007

Duas Vezes – Está sendo assim com a Marina.

“E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente.” Marcos 8:22-25

Esta passagem como todas as outras da Bíblia tem muitos ensinamentos, e também tem seus aspectos curiosos. Ora, que Jesus fazia muitas curas, em todos os lugares, de todo tipo, de todas as formas, isso não é novidade mais às vezes a forma com que ele cura é digamos, intrigante.

Se você leu com atenção o texto acima deve ter observado que nesse caso o método usado foi uma cuspida. Esquisito não é? Bem, mas não é sobre isso que eu queria falar, mas sim sobre outro aspecto desta cura especifica que Jesus fez. Ou seja: esta cura foi feita em duas etapas, Observaram isso? Pois é!

Isso não é um estudo bíblico! Então o que é?

Se você já me conhece e conhece minha família sabe que tenho dois filhos o Gabriel e a Marina. Desde que a Marina nasceu, tem lutado com um problema de saúde. O nome do bicho papão é “Refluxo Gastro Esofágico” ou simplesmente RGE. Uma doença chata que tem ficado cada dia mais comum, pelo menos pra onde olho, vejo alguém com esse problema. Cada um tem uma origem diferente: As vezes é restrição alimentar.., as vezes é alergia.., as vezes é stress.. No caso da Marininha o problema é fisiológico, ou seja: ela nasceu com o esôfago curto e o estomago virado.

E o que tudo isso tem a ver com texto da Bíblia acima?

Bem, tem muito a ver. Pois cura é o que pedimos prá Marina desde quando nasceu. E uma etapa dessa cura já foi feita quando ela tinha 3 anos e meio através de uma cirurgia que deu um alivio de 1 ano aproximadamente, mas não foi suficiente, pois o tal RGE voltou a perturbar, daí a necessidade de uma segunda cirurgia.

Ora, tanto na primeira cirurgia como a de agora muitos medos, muitos anseios, insegurança, perturbam a nossa alma e tentam nos tirar a paz. Tanto a minha como a de minha esposa. Mas, sabemos muito bem que o médico por trás do medico é Jesus, eu Creio nisso, minha esposa crê nisso e até a Marina do jeito dela também crê nisso.

Ora, tanto na primeira cirurgia como agora, o que vejo de todos os lados é a mão de Deus em tudo que acontece. São pessoas amigas, irmãos em Cristo ou até mesmo pessoas que nem conhecemos, mas que são usadas por Deus para que de forma direta ou indireta possam tornar esses momentos menos dolorosos. São pessoas Orando, pedindo a Deus que desta vez a cura seja completa; São pessoas mandando E-mail com palavras de encorajamento; São pessoas que tentam ajudar dentro das suas posses financeiramente...

Enfim, agradeço a Deus por Ele está no controle e não eu. Compreendo que enquanto com a Marininha a cirurgia corrige um problema físico, comigo e com a Vânia a cirurgia tem sido de natureza espiritual. E tem como objetivo reforçar tudo aquilo que assimilamos na 1º cirurgia, ou seja: Aprender a confiar em Deus, aprender a nos entregar em suas mãos sem reservas, aprender na prática o que quer dizer “Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Cristo JESUS”

Se Deus está permitindo passar por tudo novamente, sabemos então, que o máximo que pode acontecer é que a Marininha volte para os braços do Pai e não falo de mim, mas do PAI Eterno.
Ora é claro é obvio que minha oração não inclui esse pedido a Deus, mas o que peço a Ele e peço que todos peçam nas suas orações é que:
  • Deus permita que a cirurgia transcorra sem nenhum problema, que seja bem sucedida e dessa vez para sempre;
  • Que ela após a cirurgia possa ter a vida normal que toda criança tem;
  • Possa comer de tudo sem restrição;
  • Possa fazer balé e sapateado, sonho dela;
  • Possa crescer em graça e alegria;
  • Possa ser uma serva do Senhor;
  • E Possa casar, ter quatro filhos: dois homens e duas mulheres...

Essa lista não fui eu quem criou, mas ela (Marina) que me diz, assim como diz a mãe dela também e a qualquer pessoa que converse com ela... Portanto esses são também meus pedidos a Deus no que diz respeito à Marininha. E Sei que posso fazer assim, pois Deus fala isso em sua Palavra:

"Se uma criança pedir um pão ao pai, receberá uma pedra? Se pedir peixe, receberá uma cobra? Claro que não. E se vocês, que são pecadores, sabem dar coisas boas aos vossos filhos, porventura não dará muito mais o vosso Pai do céu coisas boas a quem lhas pedir? Façam aos outros o que querem que vos façam. Ao fim e ao cabo, é isto o que ensinam a lei e os profetas." Mateus 8:9-12

E quanto a mim e quanto a Vânia? Bem, o que peço a Deus é que nos ajude a ficar olhando para o alto em confiança total naquele que um dia derramou de sua Graça abundante em mim e em toda minha família. E assim a cada dia a cada experiência de vida possamos estar:

  • Compreendendo o quanto esse mundo é Efêmero! Não vale a pena se envolver com ele, não vale mesmo...
  • Recebendo dele forças para continuar caminhado! Caminhado até nós irmos ou até JESUS Voltar;
  • Perdoando e Liberando perdão pra quem nos ofende! Oh coisinha difícil viu.
  • Perdoando a nós mesmo! Oh coisinha sutil e difícil de admitir...
  • Buscando sempre a perfeição no que fazemos! Mais sem a ilusão de ser perfeito. Perfeito só JESUS.
  • Adequando a cada dia nossos valores à semelhança dos valores do Reino! Vale a Pena, Vale a Pena, Vale a Pena. O que mais dizer???
  • Construindo entre nós a cada dia, a despeito das adversidades, o AMOR que só D’Ele podemos receber! Ah se o mundo soubesse o que é amar de verdade...

Amém.

Tony e Vânia

P.s. Se for da vontade do Senhor a cirurgia será realizada dia 10 de setembro Segunda feira as 7:00 da manhã no hospital Luis de França no centro da cidade.