quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Em 2008 não pode faltar, ou pode?

No meu dia a dia, nas diversas áreas da minha vida (Trabalho, Estudos, Família, Relacionamentos diversos...), são muitas as demandas que requerem minha atenção. Em meio a tanta necessidade observo que me faltam algumas coisas imprescindíveis para suprir tais demandas. Por um outro lado aquilo que não faz falta nenhuma e ainda atrapalha é o que mais se manifesta ou se mostra como realidade em tais circunstâncias. Assim freqüentemente observo que:
  • Faltam motivos para sorrir.
  • Mas não faltam motivos para chorar;
  • Falta paciência para esperar.
  • Mas não faltam cobranças para seguir adiante;
  • Falta tempo hoje.
  • Mas não falta à pressa do “prá ontem”;
  • Falta discernimento para entender.
  • Mas não faltam circunstâncias para confundir;
  • Falta sabedoria para decidir.
  • Mas não faltam decisões a tomar;
  • Falta criatividade para inovar.
  • Mas não faltam velhos problemas a nos aprisionar;
  • Falta inspiração para criar.
  • Mas não faltam preocupações para bloquear a mente;
  • Falta disposição para insistir.
  • Mas não faltam situações para deixar cansado;
  • Falta o chão para pisar.
  • Mas não falta o longo caminho a percorrer;

Às vezes é exatamente assim comigo. É assim com você também? Caso seja, e eu acho que é, é bem provável que você se pergunte: O que fazer então? Como resolver esse nó existencial? E agora, quem poderá nos ajudar? Alguém poderia responder: Eu, Chapolim colorado!. “Para quem não sabe, Chapolim colorado é um personagem infantil da turma do Chaves; Um seriado mexicano que fez muito sucesso na década de 70/80 e que até hoje ainda cativa crianças como os meus filhos e eu”


Falando sério, mas sem deixar de sorrir. Não existe nenhuma receita de bolo para saber o que fazer quando tais faltas se manifestam em nossa vida. Entretanto, gostaria de fazer algumas ponderações a respeito. Com todo respeito a quem possa pensar ou entender diferente, então vamos a elas:

Se faltar sorrisos, é preciso alegria!
Alegria é o melhor combustível para viver sorridente. Entretanto pode-se rir também até quando se chora. Chorar de tanto rir tira as toxinas do corpo, lava a alma e deixa o espírito leve. Porém, se o choro for de dor física, tomar remédio pode ser a solução. Mas se o choro for de dor existencial ou dor na alma, então a alegria terá que ser algo capaz de sarar as feridas e ressentimentos das mágoas passadas. O remédio para isso é o perdão!
As vezes precisamos receber perdão. As vezes precisamos dar perdão. Seja como for, isso só ocorre de forma sobrenatural. Pois por nós mesmos não sabemos fazer nem uma coisa nem outra. Mas quando aceitamos ou liberamos Perdão, nossa alma se enche de alegria e aí passamos a ficar rindo à toa... Mas se a(s) pessoa(s) envolvida(s) não fizer(em) o mesmo. Paciência...
E a pergunta é: Vai perdoar ou faltou paciência?

Se faltar paciência, é preciso esperar e ter paciência, não tem jeito!
Se não for preciso esperar não precisa ter paciência. Portanto se tá precisando de paciência é assim que é! Animador né? O lado bom disso, é saber que, quem consegue aprender a ter paciência, normalmente aprende também outras qualidades que engrandece o ser, como por exemplo: a perseverança; a persistência; a determinação, etc... Por isso eu sugiro: Tenha um pouco de paciência e leia o texto até o fim. rsrsrsrsr
E a pergunta é: Podemos seguir adiante ou faltou tempo?

Se faltar tempo, é preciso que o tempo que falta seja obtido no dia chamado hoje!
E por que hoje? Ora, o amanhã ainda não é, o ontem já foi. Portanto o único que é, é o dia chamado hoje. Então, se falta tempo hoje, é bem provável que, ontem tenha faltado coragem para dizer não e fazer a escolha certa. Por conta disso, hoje falta espaço para definir o que é prioridade e optar pelo que é mais importante. E como conseqüência disso amanhã faltara condições de se fazer algo que não seja prá ontem...
Para quebrar esse ciclo vicioso, é necessário existir arrependimento! Arrependimento das escolhas erradas, das prioridades trocadas. Arrependimento que se for genuíno será capaz de nos levar até o paraíso, no dia chamado hoje. Foi isso que aconteceu com um dos ladrões que foi crucificado com JESUS.
E a pergunta é: Deu tempo para refletir ou faltou discernimento?


Se faltar discernimento, é preciso ter sensibilidade para ver além!
A sensibilidade ajuda a: Entender outras linguagens e aprender a ler nas entrelinhas; Entender que aquele que muito fala, denuncia do que está cheio seu coração, e por isso o ouvir é conveniente para se discernir; Entender que quando se cala pode-se pelo silêncio expressar lições de sabedoria, pois aquele que domina sua própria língua é capaz de dominar qualquer coisa.
Ora, se alguém possui tais entendimentos é possível ver além: Além da mediocridade; Além das aparências; Além daquilo que parece mais não é; Além das superficiais exterioridades mascaradas a fim de enganar e se auto-enganar; Além da casca que restringe o acesso ao secreto, ao escondido, ao oculto, a aquilo que não se quer mostrar ou não se consegue ver...
E a pergunta é: Deu para entender sem confundir ou faltou sabedoria?


Se faltar sabedoria, é preciso receber de quem é sábio!
Sabedoria não é conhecimento, não é inteligência, não é esperteza e nem pode ser conseguida estudando ou fazendo um curso qualquer que seja. Então como ser sábio? O Rei Salomão após uma vida inteira em busca da sabedoria disse: “O principio da sabedoria é o temor ao Senhor”. Ora se um dos sábios mais renomados que existiu em todos os tempos disse isso, o que diremos nós, além disso? Portanto, se o que se quer é ser sábio, tem-se que ir buscar na fonte...
E a pergunta é: Dá pra dizer algo, além disso, ou faltou criatividade?


Se faltar criatividade, é preciso estar livre, livre para criar!
Liberdade abre a porta que a criatividade usa para entrar e sair de seu ateliê. Quem não é livre é alguém aprisionado pela mentira de um paradigma ou de um sistema o qual nos faz semelhante a um robô, uma maquina. um clone, um ser incapaz de pensar por si só, um ser incapaz de criar, um ser incapaz de Inovar! Entendeu? Não entendeu? Talvez você já esteja aprisionado por não conhecer a verdade que liberta.
Portanto: “Conheça a verdade e a verdade irá lhe libertar”. E uma vez livre, dê asas a imaginação e não pare de inovar...
E a pergunta é: Vai começar a criar ou faltou inspiração?


Se faltar inspiração, é preciso que se busque uma fonte!
A fonte é quem faz fluir a matéria prima, capaz de desbloquear o caminho para inspiração. A fonte é quem alimenta e mata a sede da criatividade. Ora, fontes existem muitas, mas nem todas são proveitosas, nem todas são confiáveis, nem todas convêm que se busque nela. Pois nem todas matam a sede de inspiração que a criatividade demanda. Somente uma fonte que é capaz de dizer de si mesma: “aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." Poderá saciar definitivamente toda e qualquer tipo de sede existencial. Se assim não, for tal fonte será apenas uma fonte de prisão, escravidão, dependência e preocupações sem fim!
E a pergunta é: Vai buscar a fonte certa ou faltou disposição?


Se faltar disposição, é preciso renovação de ânimo!
Re-novar é o mesmo que buscar o “novo” de novo, uma outra vez, às vezes no mesmo lugar, as vezes com a mesma pessoa, as vezes na mesma fonte... É o mesmo que reinicializar ou começar tudo do zero. É o mesmo que recarregar as baterias, ligar novamente. É o mesmo que não entregar os pontos por mais que o nosso homem exterior se canse, se stress, se corrompa. É acreditar que é possível ao homem interior se renovar a cada dia. Portanto, renovar-se é o que é necessário para banir o cansaço e insistir mesmo em meio às adversidades.
E a pergunta é: Venceu o cansaço ou faltou chão para pisar?


Se faltar o chão para pisar, é preciso de fé!
O chão é por onde caminhamos. E se caminhamos é porque queremos chegar a algum lugar. E se queremos chegar a um certo lugar é porque existe algo nesse lugar que nos interessa, que nos atrai, que nós necessitamos. Por isso caminhamos em direção a ele, mesmo que não saibamos onde ele (o lugar) é. Mas é assim que é. É ou não é?
Ora, o que nos atrai a tal lugar é exatamente aquilo que nos renova e que nos faz descansar. Só que por muitas vezes não sabemos como chegar lá. Não sabemos qual é o caminho. Então como ter certeza que iremos chegar ao lugar certo sem correr o risco de pegar o caminho errado? A fé é a resposta! "Pois a fé é a firme certeza das coisas que se esperam; é a evidência daquilo que ainda não vemos". Mas o problema não é ter Fé. Pois todos têm fé. Até o ateu tem fé que Deus não existe (embora isso seja um paradoxo!). O problema é em que ou em quem se deposita a fé! Eu particularmente deposito minha fé em JESUS. Pois acredito pela fé que Ele (Jesus) é o caminho, o único caminho que me leva aonde eu quero chegar
E a pergunta é: Você sabe aonde quer chegar?


Aonde eu quero chegar, eu sei. Eu quero chegar a um lugar onde existem muitas moradas, a um lugar onde todas as coisas se fazem novas. Eu quero chegar em casa. Eu quero chegar até Àquele que me conhece por inteiro, embora eu o conheça apenas em parte. Eu quero chegar nos braços do PAI. Eu quero chegar a DEUS.

SENHOR, Tudo pode faltar, mas não me deixe faltar:
  • O Teu perdão que me faz sorrir...
  • A Paciência para esperar em ti...
  • O Arrependimento que me leva ainda hoje a estar com teu Filho no paraíso...
  • O Entendimento para discernir a tua vontade e a disposição para fazê-la...
  • O Temor e tremor por ti, que me da sabedoria para viver a vida em abundância...
  • A Verdade que me liberta...
  • A Sede de vida. Vida eterna...
  • A Capacidade de renovar-se a cada dia...
  • A Fé no caminho certo. No único caminho que me leva a ti. Teu Filho JESUS.
Amém

Antogofe




Nenhum comentário: