domingo, 2 de março de 2008

Incompreensão...

Porque é tão difícil de compreender?
Talvez, a dificuldade não seja compreender. Talvez, o problema é que uma vez compreendido não se tenha mais o que questionar. Talvez, o fato de não se ter o que questionar, assusta por causa do que se tem de encarar. Talvez o que se tem de encarar não se consiga compreender.

E afinal, o que estar por trás do talvez?
Talvez, o que esta por trás do talvez não seja um talvez, mas seja uma certeza daquilo que não se sabe dizer o que é, mas que se tem plena convicção que é. Pois tudo que é, é, e não precisa ser explicado, nem sequer compreendido, no máximo precisa ser aceito. E para ser aceito, a única forma seria crer fazendo uso da fé. De outra forma, o que se consegue é fazer julgamento. E julgar não é compreender!

E qual o problema de julgar?
Ora, quando se julga o próximo, se dar permissão para ser julgado, e o principal juiz que devolve o julgamento por mim feito, sou eu mesmo. Mesmo que o faça inconsciente e que o julgamento por mim feito retorne em forma de culpa. Sobre isso falou o mestre JESUS àquele que foi incompreendido e julgado por todos, mas que a todos compreendeu sem emitir julgamento, embora tivesse autoridade para fazê-lo.

Assim fica registrada minha indignação acerca da incompreensão, sabendo que talvez não venha ser compreendido mesmo que tentasse explicar...
antogofe

Nenhum comentário: