segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cale-se!

Se você tem algo a dizer sobre alguma coisa, porque não diz logo? Afinal, para dizer o que se quer dizer, é simples: Primeiro, abre-se a boca (ventríloquos pulem essa parte) depois é só começar a falar e alguém lhe escuta. Não é assim? Bem, pelo menos deveria ser. No entanto, não é bem assim que é não. Por exemplo:

Se você que fala for um mudo... Então, cale-se! Até porque, mudo é aquele que não fala. Certo? Ou você já viu mudo falar? Eu nunca vi...

Se você que fala não for um mudo, no entanto, ao falar não existe ninguém que o escute... Então, cale-se! Senão você será confundido com um doido falando sozinho. Eu já vi muita gente falando sozinho e você?

Se você fala e quem lhe escuta é surdo... Então, cale-se! Pois, se quiser ser entendido, faça uso de outros meios, como a escrita, ou mímica. A não ser que o surdo saiba fazer leitura labial, não vai entender nada do que você fala. Afinal surdo é aquele que não escuta. Certo? Ou você já viu surdo ouvir? Eu nunca vi...

Se você fala uma, duas, três vezes e quem lhe escuta, não sendo surdo, se nega a entender o que você diz. Então, cale-se! Pois, insistir em falar será para quem escuta ouvir vãs repetições e vãs repetições nem Deus escuta. Além do que, para você que fala é o mesmo que dar murro em ponta de faca.

Se você fala e quem escuta, não lhe dar a devida atenção... Então, cale-se! Ou o que você falar, vai entrar por um ouvido e sai por outro. Além do que é puro desperdício de saliva.

Se você fala e quem escuta lhe dar toda atenção necessária e mesmo assim não entende nadinha do que você diz. Então, cale-se! Pois, falar para quem não possui capacidade suficiente para entender é o mesmo que jogar perola aos porcos.

Então você me pergunta: Afinal, quando é que devo falar? Será que toda vez que você tentar falar alguma coisa para alguém, sempre existira um Mané com o espírito do quico, aquele da turma do chaves, a gritar: “Cale-se! cale-se! cale-se! Você me deixa looooouuco...”?

Ora, a questão não é quando devo falar... Mas, com quem devo falar? Portanto, quando quero falar alguma coisa, eu simplesmente abro a boca ou até mesmo em pensamento começo a falar. E ao falar eu sei que alguém me escuta, e este alguém é JESUS.

E você fala com alguém ou cala-se?


Antogofe

Nenhum comentário: